quinta-feira, 2 de maio de 2013

REFLEXÕES

A IGREJA
A unidade é o requisito básico para a edificação da igreja. O Senhor Jesus gerou Sua Igreja, Seu Corpo, para que ela viva em unidade. Sua oração em João 17 mostra claramente que sem unidade entre o povo de Deus não há testemunho de Deus na terra. Para que a pregação do evangelho seja prevalecente, os cristãos precisam estar em unidade, e o resultado de as pessoas receberem o evangelho é serem um (vs. 20-23).


No entanto, o que vemos entre os cristãos hoje? Cada dia, mais e mais divisões. A Bíblia estabelece um padrão claro para a prática da unidade do povo de Deus: uma cidade, uma igreja. Se lermos atentamente o livro de Atos, além das epístolas de Paulo e Apocalipse, veremos que os primeiros cristãos reuniam-se simplesmente como a igreja em uma cidade: a igreja em Jerusalém, a igreja em Éfeso, a igreja em Esmirna, a igreja em Filipos, etc. A igreja em Jerusalém era composta de milhares de cristãos; ainda assim havia somente uma igreja em Jerusalém. Não havia nenhuma igreja maior ou menor do que uma cidade, mas em cada cidade havia apenas uma igreja. Esse é o padrão bíblico, o padrão de Deus.


É importante lembrar que, na Bíblia, o nome igreja não é dado a um prédio onde os cristãos se reuniam, mas é sempre a expressão do Corpo de Cristo em uma cidade. Hoje, graças à misericórdia de Deus, há cristãos que assumiram essa base da unidade e dela dão testemunho em muitas cidades do mundo.


Como é possível manter a unidade se nós, seres humanos somos tão diferentes, tão cheios de preconceitos e peculiaridades? Sem dúvida, a unidade não é possível pela vida natural do homem, pois sua natureza é facciosa. A unidade só é possível pelo Espírito. Efésios 4:3 diz: “esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz”. Devemos empenhar-nos ao máximo para preservar a unidade que o Espírito Santo estabeleceu. Desse modo, nosso testemunho cristão terá impacto e Deus poderá ter uma expressão adequada entre os homens.


Satanás, no entanto, odeia a unidade do povo de Deus, pois ela é o mais eficaz instrumento de Deus para destruí-lo. Sempre que alguns cristãos decidirem posicionar-se na base da unidade estabelecida por Deus, Satanás os atacará, quer por meio de pessoas, quer lançando dúvidas sobre essa verdade bíblica. Seu objetivo é sempre danificar a edificação da casa de Deus. Mas ninguém pode destruir a igreja, o Corpo de Cristo. Há um compromisso de Deus com a edificação de Sua casa; por isso, Ele alerta por meio de Paulo: “Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá” (1 Co 3:17). É impossível destruir a igreja em seu aspecto universal, que consiste de todos os cristãos genuínos de todas as épocas; mas se alguém trouxer dano à expressão da igreja em uma cidade, certamente estará trazendo sobre si severa disciplina de Deus.


Por isso, não podemos aceitar nenhuma pregação ou ensinamento que coloque em dúvida ser possível termos hoje a unidade da igreja, pois palavras assim têm origem em Satanás. Muitos cristãos dizem que os cristãos só estarão em unidade na eternidade, na Nova Jerusalém. Isso é um engano. Se fosse assim, porque o Senhor Jesus oraria para que fossemos um? Por que Ele se preocuparia com isso antes de morrer, se esse assunto só seria resolvido na Nova Jerusalém? Por que Paulo se preocuparia tanto com a unidade da igreja, se isso não fosse importante e se a eternidade resolvesse a questão? Isso demonstra quanto os cristãos têm sido enganados, não dando à unidade a importância que Deus lhe atribui. Se amamos o Senhor, devemos entregar nossa vida pela edificação da igreja, pela unidade de Seu povo.


ESCOLHAS

Nossa vida é cheia de escolhas. Cada uma delas define um destino diferente. Errar nessa hora pode ser fatal. Por isso devemos pedir orientação dos céus, para que sejamos iluminados e nossa escolha acertada.
Uma vez no caminho certo ainda precisamos tomar vários cuidados e prestar atenção, pois nenhum caminho de vida é sempre reto. Lembro-me do verso 8, do evangelho de João capítulo 3, que diz que “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabe donde vem nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito”. Se já nascemos do Espírito, e queremos ser guiados pelo Espírito, precisamos saber para onde ele vai.
Se deveríamos ter feito uma determinada curva e não a fizemos, precisamos pegar o próximo retorno a fim de voltar à rota correta. Na vida espiritual isso é chamado de arrependimento. Arrepender-se é deixar seu próprio caminho para seguir o caminho do Espírito. Quando nos arrependemos, damos a nós mesmos a oportunidade de sermos guiados novamente pelo Espírito.
No velho testamento, em Deuteronômio 30:19, Deus faz uma proposta ao Seu povo: “... te propus a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida...”. Deus não ignora que existem caminhos maus, que resultam em morte, mas Ele sempre nos propõe “a vida”. A vida está Nele. A vida é a luz para os homens.
Desejamos a vida, desejamos Deus, desejamos ser usados por Deus para levar esta vida para outras pessoas. Até isto podemos escolher. Veja os exemplos de pessoas que foram usadas por Deus de modos diferentes. Podemos escolher ser um ou outro. O que você deseja?
  • Abimeleque (que praticamente expulsou Abraão do Gerar) ou Abraão (que se tornou o pai da fé)?
  • Labão (que explorou e enganou a Jacó várias vezes, durantes 20 anos) ou Jacó (que foi transformado por Deus)?
  • Os 11 irmãos de José (que o venderam à caravana de mercadores) ou José (que governou o Egito)?
  • Faraó (que teve o coração endurecido por Deus) ou Moisés (que libertou o povo de Deus que estava sob escravidão)?
  • Saul (que queria matar o homem que era segundo o coração de Deus) ou Davi (que era o homem segundo o coração de Deus)?
Estes são apenas alguns exemplos. Não temos a pretensão de fazer um estudo de casos, mas apenas despertar seu espírito para ver que nós, seres humanos, temos um convite celestial: servir a Deus, segundo Seu propósito e agradar Seu coração. Escolha o caminho da vida. Escolha a benção. Escolha a Deus!


O CHAMAMENTO DE DEUS

Dentre as três pessoas a quem Deus ordenara a Elias que ungisse, apenas Eliseu foi ungido pessoalmente por ele. Eliseu seria o sucessor de Elias e levaria adiante a incumbência dada a ele por Deus.
Quando Elias encontrou Eliseu, este estava no campo lavrando de maneira muito especial. Normalmente, uma pessoa lavra com uma junta de bois, mas adiante de Eliseu havia doze juntas (1 Reis 19:19-21). Isso mostra que ele era diligente em tudo o que fazia. Assim, ao ser chamado por Deus para servi-Lo, Eliseu pôde ser-lhe muito útil.
Que quadro maravilhoso foi esse do chamamento de Eliseu. Percebamos que ele não foi chamado quando estava ocioso, mas enquanto estava lavrando a terra. É muito provável que Eliseu pertencesse a uma família de posses, pois possuía doze juntas de bois para lavrar suas terras, enquanto uma família normalmente possuía apenas uma junta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário