terça-feira, 14 de agosto de 2012

MENSAGEM 4


Leitura bíblica: Mt 13:24-30, 37-43
Ler com oração:
Ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados; antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração (1 Pe 3:14-15a).
  
----------------------------------------------------------------------------
 
BUSCAR MAIS O SENHOR DIANTE DOS SOFRIMENTOS
 
           A segunda parábola apresentada em Mateus 13 é a do joio, conforme vemos: “O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. Então, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio? Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso.Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio? Não! Replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo. Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro” (vs. 24-30).
A boa semente nessa parábola se refere aos filhos do reino e o joio às pessoas usadas pelo inimigo (v. 38). O joio retira os nutrientes do solo para crescer e obter toda a luz do sol que puder, de modo que o trigo não consegue ter luz e nutrição suficientes. Assim, o trigo cresce, mas não de forma saudável.
Então o que fazer nessa situação? Nosso desejo inicial é arrancar o joio semeado pelo inimigo. Mas como foi semeado no meio do trigo, as raízes do joio crescem entrelaçadas com as raízes do trigo. Se arrancarmos o joio, o trigo poderá ser danificado, então o mais indicado é esperar a hora da colheita, quando o trigo, maduro, se dobra com o peso do fruto e o joio fica ereto, tornando-se facilmente identificável para ser separado do trigo e queimado.
Esta é a nossa experiência como trigo: quando crescemos em vida, o joio cresce junto conosco. Em vez de desanimarmos ou ficarmos atemorizados com o joio, devemos buscar ainda mais o crescimento espiritual. Devemos avançar seguindo a orientação do Senhor e com Ele ter mais comunhão para dar frutos. Assim, quando chegar a época da colheita, o Senhor enviará os Seus anjos para que ajuntem do Seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade, lançando-os na fornalha acesa, onde haverá choro e ranger de dentes (Mt 13:30, 37-42).
Os filhos do reino, os justos, que estiverem amadurecidos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai, como vencedores (v. 43). Aleluia! Louvado seja o Senhor!
 
Ponto – chave: Procurar o crescimento, mesmo em meio à perseguição e sofrimento.
Pergunta: O que fazer para crescer de forma normal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário