sexta-feira, 8 de março de 2013

MENSAGEM 05

Semana 5 - Segunda-feira
  
Leitura bíblica: Mt 16:6-12; 1 Co 5:6b-8; Gl 5:9
Ler com oração:
Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado (2 Co 3:16). Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele (Ef 1:17).
-------------------------------------------------------
A REGENERAÇÃO
  
              Com relação ao “nascer de novo”, que é o tema desta semana, devemos saber o que é, como e quando nascemos de novo, e onde estão os versículos relacionados a isso. Por meio de nossos pais físicos, recebemos a vida humana e, por meio do novo nascimento, somos gerados de Deus (Jo 1:12) e recebemos a vida divina - a vida eterna, incriada, indestrutível e ressurreta.
             A revelação desse assunto é progressiva no Novo Testamento. Quando estudamos as epístolas de Paulo, não vemos a questão do novo nascimento descrita de maneira tão direta, mas apenas afirmações de que ganhamos vida juntamente com Cristo (Ef 2:1, 5); de que Cristo é a nossa vida (Cl 3:4); e de que fomos salvos mediante o lavar regenerador do Espírito Santo (Tt 3:5).
            Ao falar sobre regeneração, ou novo nascimento, sempre nos reportamos aos capítulos 1 e 3 do Evangelho de João. Todavia foi o apóstolo Pedro quem apresentou a importância de sermos regenerados, e isso ele fez muito tempo antes de João escrever seu evangelho. Logo no início de sua primeira epístola, Pedro registra: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (1 Pe 1:3). Além disso, ele mostra como nós ganhamos a nova vida: “Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente” (v. 23). Graças ao Senhor, o que foi apresentado por Pedro deve ter sido a base para que o apóstolo João desenvolvesse esse assunto. Tendo essa base firme, João revelou que, ao crer no nome de Jesus, nascemos de Deus, ganhamos uma nova vida e nos tornamos Seus filhos (Jo 1:12-13). João também usou as palavras de Jesus para Nicodemos: “Importa-vos nascer de novo” (3:7).
             Isso nos mostra que a Bíblia sempre nos oferece novas revelações. Para obtê-las, não podemos ficar presos aos conceitos antigos que aprendemos; nossa mente precisa ser renovada (Rm 12:2). Por exemplo, para revelar quem Ele era e sobre Sua igreja, o Senhor Jesus foi para Cesareia de Filipe (Mt 16:13). Ele não pôde dar essa revelação aos discípulos em Jerusalém porque o ambiente ali estava contaminado com a religião judaica, assim como numa grande cidade há a poluição do ar. Todavia, em Cesareia de Filipe, ao sopé do monte Hermon, onde a atmosfera era límpida, sem a poluição, a contaminação e a tradição do judaísmo, foi revelado aos Seus discípulos que Jesus não era um mero profeta nem mesmo João Batista, mas o Cristo, o Filho do Deus vivo (v. 16). Ali também lhes foi revelado sobre a Sua igreja (v. 18), a relação dela com o reino dos céus (v. 19) e qual deve ser o viver da igreja (v. 24).
             Os ensinamentos dos fariseus em Jerusalém eram como fermento, por isso o Senhor Jesus disse aos Seus discípulos, antes de levá-los para Cesareia de Filipe: “Vede e acautelaivos do fermento dos fariseus e dos saduceus” (v. 6); explicando-lhes que se acautelassem não do fermento de pães, “mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus” (v. 12). A função do fermento é deixar a massa mais macia, o que facilita na hora de comer o pão. Se a Palavra, como o pão da vida tem fermento, já não é um pão puro, asmo. Isso confirma que, para ter revelação do Senhor, precisamos livrar-nos das tradições, doutrinas de homens e práticas religiosas, pois elas são como fermento que leveda toda a massa.
             Devemos acautelar-nos desse tipo de ensinamento, dos conceitos religiosos e das tradições dos homens se queremos obter do Senhor e de Sua Palavra mais revelações. Se não formos renovados em nossa mente e purificados em nosso coração, é possível que até o que já recebemos ou aprendemos no passado se torne um véu que nos impede de ter novas revelações. Que o Senhor nos guarde disso!
  
Ponto - chave: Ser renovados na mente e purificados no coração para obter mais revelações.
Pergunta: Que itens da sua vida espiritual o Senhor tem mostrado a você que devem ser retirados para que você receba luz e vida na palavra?
____________________________________________________
Semana 4 - Terça-feira
Leitura bíblica:
Mt 3:1-12
Ler com oração:
Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz (Rm 8:5-6).
---------------------------------------------------
Colocar a mente no Espírito
 
         No capítulo 3 do Evangelho de Mateus lemos que João Batista, o precursor do Senhor Jesus, disse: “Arrependeivos, porque está próximo o reino dos céus. [...] Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento. [...] Eu vos batizo com água, para arrependimento” (vs. 2, 8, 11). Como já enfatizamos, a palavra arrependimento quer dizer mudança de parecer, mudança de mente, de modo de pensar. Para entender melhor esse aspecto de nossa vida espiritual e aplicá-lo ao nosso viver, precisamos saber o que é a mente.
         Em Romanos 8 temos uma boa explicação sobre ela, quando Paulo menciona que nosso ser tripartido − composto de espírito, alma e corpo −, é vivificado quando contatamos o Espírito de Deus: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça” (vs. 9-10). Quando somos regenerados, crendo no Senhor Jesus, nosso espírito toca o Espírito de Cristo, que é o próprio Cristo, e recebe vida. O versículo 11 diz: “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita”. Uma vez que o Senhor, que é vida, habita em nosso espírito, até nosso corpo mortal recebe vida.
             Esses versículos de Romanos 8, porém, não mencionam a palavra alma; antes, falam da mente: “Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz” (vs. 5-6). A palavra “pendor” nesse trecho é “mente” no original grego, tanto que na Tradução Brasileira lê-se: “Os que são segundo a carne, põem a sua mente nas coisas da carne, mas os que são segundo o Espírito, põem a sua mente nas coisas do Espírito. A mente da carne é morte, mas a mente do Espírito é vida e paz”. A mente faz parte da alma, assim como a emoção e vontade. A mente é a parte líder de nossa alma, portanto a alma em Romanos 8 é representada pela mente. Desse modo todo o nosso ser – espírito, alma e corpo – ganham vida quando a mente é posta no Espírito.
            Quando João Batista falou em arrepender-se ou em arrependimento, ele estava falando de mudança de mente, a parte líder da alma. Era como se ele dissesse: “O reino já está próximo, não permaneçam em sua alma caída. Se continuarem vivendo segundo as inclinações de seus pensamentos, não receberão o que vem após mim para batizá-los com Espírito e com fogo. Por isso tenham uma mudança de mente, voltem o coração ao Senhor e recebam vida”.
           Em nossa experiência inicial de salvação, é exatamente isso que acontece: ouvimos o evangelho e nos arrependemos, isto é, voltamos nosso ser interior ao Senhor e cremos Nele e em Sua obra realizada por nós. Desse modo nos abrimos ao Senhor Jesus e Ele entra em nós regenerando-nos. Esse é o início de nossa maravilhosa salvação. Aleluia!
 
Ponto - chave: A mente no espírito é vida e paz.
 Pergunta: Como tem sido sua experiência de voltar a mente ao espírito e obter vida e paz?
________________________________________________
Semana 5 - Quarta-feira
Leitura bíblica:
1 Co 6:9-11; 1 Pe 1:18-19
Ler com oração:
Foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos (Rm 6:6). Quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano e vos renoveis no espírito do vosso entendimento (Ef 4:22-23)
-------------------------------------------------------
 
Testemunho encorajador
 
          Como vimos ontem, o arrependimento pregado por João Batista e depois pelo Senhor Jesus está ligado a negar a nós mesmos, a nossa maneira caída de pensar. Por isso outra maneira de entender Mateus 3:2 é: “Negai a vida da alma porque está próximo o reino dos céus”. Isso nos mostra que hoje vivemos na época de negar a nós mesmos.
           Em recente conferência na Estância Árvore da Vida uma pastora luterana da Alemanha comentou consigo mesma durante a reunião: “O irmão está falando novamente em negar a vida da alma? Todo dia ele fala disso. Já falou, agora vai repetir?!”. Nessa mesma mensagem eu havia falado: “Muita gente se pergunta por que ainda falo em negar a vida da alma. É porque o Espírito Santo sabe que você ainda não a negou o suficiente”. Isso não foi falado diretamente para ela, mas de qualquer maneira essa palavra ajudou-a a orar sobre isso naquela noite. No dia seguinte, após a mensagem, ela deu testemunho de que, quando orou para o Senhor, o Espírito Santo lhe confirmou que ela ainda não negara a vida da alma o suficiente. Essa pastora ficou profundamente impressionada com isso e se arrependeu de seu pensamento anterior sobre esse assunto.
          Depois da conferência, ela foi visitar várias localidades e alguns CEAPEs – Centro de Aperfeiçoamento para Propagação do Evangelho. Um deles é composto de exmoradores de rua e também pessoas que tiveram problemas com dependência química. Ali eles são acolhidos, aprendem a invocar o nome do Senhor, a orar, e assim começam a ganhar mais da vida de Deus. O grande problema em situações como essa é que, geralmente, essas pessoas recebem o cuidado de órgãos assistenciais, mas, depois de reabilitados, nem sempre conseguem encaixar-se novamente na sociedade. Porém, por meio do CEAPE, esses irmãos estão sendo aperfeiçoados a se tornar colportores; desse modo, eles têm uma profissão digna para seu sustento, fazendo a obra de Deus. Quando essa pastora luterana ouviu o testemunho de cada ceapista, ficou muito impactada. Ela disse com lágrimas nos olhos: “Vou voltar para a Alemanha e falar com o governo. O governo alemão fracassou em tentar restaurar pessoas com esse tipo de problema. Eles gastaram muito dinheiro tentando recuperá-las, mas não conseguiram, e aqui vocês conseguem. Além disso, uma vez libertados das drogas, elas têm um bom trabalho, o trabalho mais elevado, pois são como apóstolos e sumos sacerdotes, conduzindo as pessoas a Deus por meio dos livros”.
          Somente a vida divina é capaz de nos transformar. Não apenas mudamos exteriormente em aparência e comportamento, mas o que ocorre é uma transformação interior. O Senhor entra em nosso espírito começa a trabalhar em nossa alma a fim de transformá-la. Para isso, precisamos permitir-Lhe que faça isso, precisamos dar-Lhe espaço. Fazemos isso negando a nós mesmos, tomando a cruz e perdendo a vida da alma. Isso é abrir mão de nossos conceitos, opiniões e vontades e permitir que a vida divina cresça em nós. Que todos nós tenhamos a contínua experiência de negar a vida da alma!
 
Ponto - chave:  Transformação de dentro para fora.
Pergunta: De que maneira e por meio de que o Senhor muda uma pessoa?
 
 _________________________________________________________
Semana 5 - Quinta-feira
Leitura bíblica:
Mt 3:11-12; 13:22; 1 Pe 1:6-7; 3:12-13
Ler com oração:
O crisol prova a prata, e o forno, o ouro; mas aos corações prova o Senhor (Pr 17:3).
----------------------------------------------------------------
Batizados com Espírito e com fogo
 
           Ao anunciar o Senhor Jesus, João Batista disse: “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mt 3:10). Segundo uma corrente de interpretação, o termo “fogo” nesse versículo, de acordo com o contexto, é o fogo inextinguível, mencionado no versículo 12, o lago de fogo (Ap 20:10). De acordo com essa interpretação, o fogo e o Espírito Santo estariam separados, ou seja, quem recebe o Senhor Jesus é batizado com o Espírito Santo; quem não O recebe, é batizado com fogo. Porém cremos que, se fosse assim, a conjunção seria “ou”, e não “e”: “Ele vos batizará com o Espírito Santo ou com fogo”. Contudo não foi isso que o Senhor falou, e sim: “Com o Espírito Santo e com fogo”.
           Aplicando esse versículo segundo nossa experiência, podemos dizer que o Senhor batiza os crentes com o Espírito Santo quando creem Nele e os submete a umtratamento de fogo para purificá-los, como o fogo purificao ouro (1 Pe 1:6-7).
          Pedro provou bastante desse fogo purificador do Espírito e foi muito transformado. O Pedro dos evangelhos é bem diferente do Pedro de Atos e do Pedro que escreveu as duas cartas. Nos evangelhos encontramos um Pedro com a vida da alma muito forte, a qual foi exposta pelo Senhor não apenas uma ou duas vezes, mas em muitas ocasiões. Toda vez que o Senhor lhe desmascarava a vida da alma, causava um sofrimento para ele. Embora ele se submetesse a esse tratamento naquele momento, pouco depois suas opiniões e seu ser natural se manifestavam novamente.
          Por fim, depois de várias provações, ele já não era um Pedro natural, mas um Pedro transformado. Por isso ele pode dizer: “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando” (1 Pe 4:12-13).
          O Espírito Santo e o fogo não estão separados, mas juntos. Onde há Espírito Santo há fogo. Vamos tomar como exemplo uma reunião da igreja: quando nos reunimos e cantamos, oramos, compartilhamos no Espírito, acaso sentimos gelo dentro de nós? Não; antes, o sentimento é de fogo, de calor, de fervor no espírito! Por isso alguns até saltam e pulam! As labaredas espirituais é que os fazem pular! No Espírito há fogo, e devemos aproveitar quando estamos no Espírito para queimar a vida da alma.
         Em Mateus13, temos a parábola do semeador: a semente caiu em quatro tipos de solo. A terceira situação é a da semente plantada entre os espinhos, que representam as preocupações da vida e a fascinação das riquezas. Como o espinheiro é um mato, se apenas o cortamos, ele brota de novo! Isso está relacionado com eliminar a vida da alma por meio do sofrimento. A melhor maneira é queimar o mato, queimar os espinhos. Isso indica que não podemos apenas “cortar” a vida da alma; é preciso queimá-la com o fogo do Espírito Santo!
 
Ponto - chave: Estar no Espírito para eliminar a vida da alma.
Pergunta: Qual a diferença entre Pedro encontrado nos evangelhos, o que  está em Atos e o que escreveu as epístolas? O que o fez mudar?
_________________________________________________________
Semana 5 - Sexta-feira
Leitura bíblica: Gn 2:10-12; 1 Pe 4:7; Ap 21:18-21
Ler com oração:
A estrutura da muralha é de jaspe; também a cidade é de ouro puro, semelhante a vidro límpido (Ap 21:18).
----------------------------------------------------------------
O resultado da obra purificadora da nossa fé
 
            Pedro falou que, assim como o ouro precisa ser refinado pelo fogo, o valor da nossa fé também é provado para que desfrutemos louvor, glória e honra quando o Senhor se revelar (1 Pe 1:7). O minério de ouro, em geral, não é encontrado em sua forma pura; ele é escavado ou garimpado nos rios onde sempre há impurezas. Para purificá-lo, é preciso lançá-lo num cadinho, uma espécie de vaso que resiste a temperaturas muito altas. Coloca-se o minério no cadinho e ele derrete. Como o ouro tem o peso específico muito alto, ele vai para o fundo, e as impurezas vêm para a superfície. Assim as impurezas podem ser retiradas.
           Pedro encontrou o segredo para ter a vida da alma purificada: Espírito Santo e fogo. Talvez ele tenha pensado: “Sofro tanto por causa de minha vida da alma. Quando sofro, eu a nego; quando o sofrimento acaba, ela volta. Porém há um fogo em meu espírito! Por que então não jogar a minha vida da alma no fogo?”. Pedro viu que precisamos passar pelo fogo a fim de queimar a vida da alma. Não é como o espinho que depois de cortado, nasce novamente porque sua raiz está debaixo da terra; antes, deve ser arrancado e atirado no fogo.
          O ouro físico é precioso, porém perecível! O valor de nossa fé, todavia, uma vez provado, é mais precioso do que o ouro terrenal; é como o ouro da nova Jerusalém que, de tão puro, é como vidro transparente (Ap 21:21). É esse ouro puro, transparente, que permite o resplandecer da luz da glória de Deus para as nações ao redor da cidade santa! Esse é o resultado do trabalhar do Senhor em nós.
         O trabalhar e o purificar do Senhor é também o Seu julgar. Em sua primeira epístola, Pedro diz: “Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?” (1 Pe 4:17). Embora saibamos que haverá um juízo no tribunal de Cristo por ocasião de Sua segunda vinda, hoje o Senhor nos julga para que desde já sejamos aprovados quando Ele voltar. Desse modo, quando Ele vier, não seremos julgados pelos pecados cometidos, uma vez que hoje podemos nos arrepender e pedir que Seu sangue nos purifique de todo pecado (1 Jo 1:7). Quando o Senhor voltar, em Seu Tribunal, em Sua parousía, Ele vai avaliar principalmente pelo quanto nossa vida da alma foi negada e pelo quanto da vida divina teremos em nós.
        
            A nova Jerusalém é constituída de três itens principais: ouro, pérolas e pedras preciosas. Esses mesmos itens são encontrados no rio que sai do Éden e se divide em quatro braços. O primeiro braço, o rio Pisom, rodeava a terra de Havilá, onde havia ouro. Logo em seguida, a Bíblia revela que o ouro dessa terra é bom (Gn 2:10-12), o qual deve ser o ouro transparente da nova Jerusalém. Em Gênesis esse material precioso estava no rio, que simboliza o Espírito. Isso significa que, pelo fluir do Espírito em nós, Deus trabalha transformando-nos em material precioso para a edificação da nova Jerusalém. Permanecendo no fluir desse rio, chegaremos a esse destino transformados, e o propósito eterno de Deus será cumprido. Aleluia!
 
 
Ponto - chave:  Ourotransparente e límpido.
Pergunta: Qual a diferença entre o matrerial precioso encontrado em Gênesis 2 e o encontrado em Apocalise 21-22?
_________________________________________________________
Semana 5 - Sábado
Leitura bíblica:
Jo 3:3, 5, 7; Rm 8:17; Gl 4:1; 1 Pe 1:3-5
Ler com oração:
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros (1 Pe 1:3-4).
----------------------------------------------------------------
O novo nascimento e a herança
           Em João 3:3, o Senhor Jesus diz a Nicodemos: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. Depois, no versículo 5, Ele diz que “quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”. Assim vemos que o ser humano tem a necessidade de nascer de novo a fim de entrar no reino de Deus (v. 7).
             Pedro experimentou esse novo nascimento, por isso pôde escrever em sua primeira epístola: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (1:3). Foi segundo Sua muita misericórdia que Deus Pai nos regenerou, ou seja, nos fez nascer de novo. Por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, a vida de Deus se tornou disponível a todo o que crê no nome do Filho de Deus e em Sua Palavra. O objetivo de sermos regenerados é ganharmos a herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para nós (v. 4). Essa herança se refere a reinarmos com o Senhor no mundo que há de vir. O desejo de Deus é que Seus filhos tomem posse dessa herança e desfrutem da salvação preparada para eles nos últimos tempos (v. 5). Assim vemos que um dos primeiros a falar sobre o novo nascimento foi Pedro.
              Essa herança e salvação estão relacionadas ao reino. Baseado nessa revelação, João falou que é necessário nascer de novo: “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (Jo 3:3). Ele também escreveu: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (v. 5).
               Mas que é nascer de novo? É Deus nos regenerar, nos dar uma nova vida, para uma viva esperança. Isso é o mesmo que ter esperança na vida! Hoje nós temos a vida de Deus em nosso espírito, contudo também temos a vida da alma, isto é, nossa vida natural herdada de Adão impedindo que a vontade de Deus seja cumprida. A vida humana caída é chamada de nosso velho homem (Rm 6:6; Ef 4:22; Cl 3:9), ou homem natural (ou anímico, da alma – 1 Co 2:14 – lit.). Por isso o Senhor diz que, se queremos segui-Lo, devemos tomar a cruz, negar a nós mesmos e perder a vida da alma (Mt 16:24-25). Quando negamos a vida da alma, damos oportunidade para que a vida divina em nosso espírito se expanda e sature nossa alma. Assim atingiremos a maturidade. O resultado desse amadurecimento é receber uma herança.
                Os vencedores receberão essa herança na manifestação do reino dos céus, no milênio, no mundo que há de vir. Essa herança será entregue ao homem, mas não a qualquer homem, e sim aos que nasceram de novo, ganharam a vida de Deus e amadureceram nessa vida. Em outras palavras, quem não for regenerado, não nascer de novo, não poderá nem ver o reino de Deus, muito menos entrar nele. A regeneração é apenas o começo; todos que almejam essa herança devem deixar a vida divina crescer em seu interior para se tornarem filhos maduros. Louvado seja o Senhor!
Ponto - chave:  Nascer, crescer, amadurecer e obter a herança.
Pergunta: Qual é o objetivo do novo nascimento?
_________________________________________________________
Semana 5 - Domingo
Leitura bíblica:
Hb 2:5-9; 1 Pe 1:6-7; 4:12-19
Ler com oração:
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação (2 Co 4:17)
----------------------------------------------------------------
A breve provação do presente e o governo do mundo que há de vir
 
          Diante da revelação que temos recebido de que o Senhor irá entregar o mundo que há de vir para os Seus filhos, alguns podem pensar como o salmista: “Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites?” (Sl 8:4). De fato, o homem natural ou velho homem de hoje nunca será coroado de glória e de honra. Entretanto, pelo trabalhar do Senhor nesse homem, uma vez regenerado, um dia ele será transformado e coroado de honra e de glória, assim como o Senhor Jesus o foi (Hb 2:9).
          Hoje estamos no processo de queimar todas as impurezas da alma, crescer e amadurecer na vida divina a fim de tomar posse de uma herança incorruptível que será revelada no último tempo. Pelo fato de termos essa herança preparada para nós, Pedro disse para exultarmos (1 Pe 1:6). Exultar é ter uma alegria tremenda: “Embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo”.
          Embora tenhamos grande alegria pelo fato de que temos uma herança incorruptível da qual vamos tomar posse, hoje passamos por várias provações que tem como objetivo provar a nossa fé. Desse modo, o valor da nossa fé é confirmado. Assim como o ouro físico, perecível, é apurado por fogo, igualmente nós somos provados. Não devemos esmorecer, pois ao passar por essas provações o Senhor nos dá vida suficiente para resistir a “altas temperaturas”. Além disso, precisamos sempre lembrar que essas provações são por breve tempo e que a herança que receberemos é incorruptível e imarcescível, isto é, não murcha, não perde o viço nem o frescor. Aleluia!
          Segundo a experiência descrita por Pedro, ao sermos contristados por várias provações e apurados pelo fogo, podemos ser transformados. Ao passar por várias provações, devemos invocar: “Ó Senhor Jesus!”, e nos voltar ao nosso espírito, onde está o Espírito do Senhor, a fim de queimar as impurezas da alma. Assim, quando Cristo se manifestar, vamos receber louvor, glória e honra. Não seremos mais pessoas comuns, naturais; antes, estaremos qualificados para governar o mundo que há de vir.
 
Ponto - chave: A breve momentânea tribulação é para nos preparar para governar o mundo que há de vir (Hb 2:5-8).
Pergunta: Como pode o ser humano caído e menor do que os anjos vir a governar o mundo que há de vir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário