Semana 5 - Segunda-feira
    Ler com oração:
    Quando, porém, algum deles
 se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado (2 Co 3:16). Que o Deus de 
nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda
    espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele (Ef 
1:17).
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    A REGENERAÇÃO
                  Com relação 
ao “nascer de novo”, que é o tema desta semana, devemos saber
    o que é, como e quando nascemos de novo, e onde estão os versículos 
relacionados a isso. Por meio de nossos pais físicos, recebemos a vida 
humana e, por meio do novo nascimento, somos gerados de
    Deus (Jo 1:12) e recebemos a vida divina - a vida eterna, incriada, 
indestrutível e ressurreta.
                 A revelação 
desse assunto é progressiva no Novo Testamento. Quando estudamos as
    epístolas de Paulo, não vemos a questão do novo nascimento descrita 
de maneira tão direta, mas apenas afirmações de que ganhamos vida 
juntamente com Cristo (Ef 2:1, 5); de que Cristo é a nossa
    vida (Cl 3:4); e de que fomos salvos mediante o lavar regenerador do
 Espírito Santo (Tt 3:5).
                Ao falar sobre
 regeneração, ou novo nascimento, sempre nos reportamos aos
    capítulos 1 e 3 do Evangelho de João. Todavia foi o apóstolo Pedro 
quem apresentou a importância de sermos regenerados, e isso ele fez 
muito tempo antes de João escrever seu evangelho. Logo no
    início de sua primeira epístola, Pedro registra: “Bendito o Deus e 
Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia,
 nos regenerou para uma viva esperança, mediante a
    ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (1 Pe 1:3). Além 
disso, ele mostra como nós ganhamos a nova vida: “Pois fostes 
regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível,
    mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente” (v. 23). 
Graças ao Senhor, o que foi apresentado por Pedro deve ter sido a base 
para que o apóstolo João desenvolvesse esse assunto. Tendo
    essa base firme, João revelou que, ao crer no nome de Jesus, 
nascemos de Deus, ganhamos uma nova vida e nos tornamos Seus filhos (Jo 
1:12-13). João também usou as palavras de Jesus para
    Nicodemos: “Importa-vos nascer de novo” (3:7).
                 Isso nos 
mostra que a Bíblia sempre nos oferece novas revelações. Para obtê-las,
    não podemos ficar presos aos conceitos antigos que aprendemos; nossa
 mente precisa ser renovada (Rm 12:2). Por exemplo, para revelar quem 
Ele era e sobre Sua igreja, o Senhor Jesus foi para
    Cesareia de Filipe (Mt 16:13). Ele não pôde dar essa revelação aos 
discípulos em Jerusalém porque o ambiente ali estava contaminado com a 
religião judaica, assim como numa grande cidade há a
    poluição do ar. Todavia, em Cesareia de Filipe, ao sopé do monte 
Hermon, onde a atmosfera era límpida, sem a poluição, a contaminação e a
 tradição do judaísmo, foi revelado aos Seus discípulos
    que Jesus não era um mero profeta nem mesmo João Batista, mas o 
Cristo, o Filho do Deus vivo (v. 16). Ali também lhes foi revelado sobre
 a Sua igreja (v. 18), a relação dela com o reino dos céus
    (v. 19) e qual deve ser o viver da igreja (v. 24).
                 Os 
ensinamentos dos fariseus em Jerusalém eram como fermento, por isso o 
Senhor
    Jesus disse aos Seus discípulos, antes de levá-los para Cesareia de 
Filipe: “Vede e acautelaivos do fermento dos fariseus e dos saduceus” 
(v. 6); explicando-lhes que se acautelassem não do
    fermento de pães, “mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus” (v. 
12). A função do fermento é deixar a massa mais macia, o que facilita na
 hora de comer o pão. Se a Palavra, como o pão da vida
    tem fermento, já não é um pão puro, asmo. Isso confirma que, para 
ter revelação do Senhor, precisamos livrar-nos das tradições, doutrinas 
de homens e práticas religiosas, pois elas são como
    fermento que leveda toda a massa.
                 Devemos 
acautelar-nos desse tipo de ensinamento, dos conceitos religiosos e das
    tradições dos homens se queremos obter do Senhor e de Sua Palavra 
mais revelações. Se não formos renovados em nossa mente e purificados em
 nosso coração, é possível que até o que já recebemos ou
    aprendemos no passado se torne um véu que nos impede de ter novas 
revelações. Que o Senhor nos guarde disso!
Pergunta: Que itens da sua vida espiritual o Senhor tem mostrado a você que devem ser retirados para que você receba luz e vida na palavra?
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    Semana 4 - Terça-feira
Leitura bíblica:
Mt 3:1-12
Ler com oração:
Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz (Rm 8:5-6).
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    Colocar a mente no Espírito
 
             No capítulo 3 do 
Evangelho de Mateus lemos que João Batista, o precursor do Senhor Jesus,
 disse:
    “Arrependeivos, porque está próximo o reino dos céus. [...] Produzi,
 pois, frutos dignos de arrependimento. [...] Eu vos batizo com água, 
para arrependimento” (vs. 2, 8, 11). Como já enfatizamos,
    a palavra arrependimento quer dizer mudança de parecer, mudança de 
mente, de modo de pensar. Para entender melhor esse aspecto de nossa 
vida espiritual e aplicá-lo ao nosso viver, precisamos
    saber o que é a mente.
             Em Romanos 8 
temos uma boa explicação sobre ela, quando Paulo menciona que nosso ser 
tripartido −
    composto de espírito, alma e corpo −, é vivificado quando contatamos
 o Espírito de Deus: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, 
se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se
    alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Se, porém,
 Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do 
pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça” (vs.
    9-10). Quando somos regenerados, crendo no Senhor Jesus, nosso 
espírito toca o Espírito de Cristo, que é o próprio Cristo, e recebe 
vida. O versículo 11 diz: “Se habita em vós o Espírito daquele
    que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou
 a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal,
 por meio do seu Espírito, que em vós habita”. Uma vez
    que o Senhor, que é vida, habita em nosso espírito, até nosso corpo 
mortal recebe vida.
                 Esses 
versículos de Romanos 8, porém, não mencionam a palavra alma; antes, 
falam
    da mente: “Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas
 da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do 
Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do
    Espírito, para a vida e paz” (vs. 5-6). A palavra “pendor” nesse 
trecho é “mente” no original grego, tanto que na Tradução Brasileira 
lê-se: “Os que são segundo a carne, põem a sua mente nas
    coisas da carne, mas os que são segundo o Espírito, põem a sua mente
 nas coisas do Espírito. A mente da carne é morte, mas a mente do 
Espírito é vida e paz”. A mente faz parte da alma, assim como
    a emoção e vontade. A mente é a parte líder de nossa alma, portanto a
 alma em Romanos 8 é representada pela mente. Desse modo todo o nosso 
ser – espírito, alma e corpo – ganham vida quando a
    mente é posta no Espírito.
                Quando João 
Batista falou em arrepender-se ou em arrependimento, ele estava falando 
de
    mudança de mente, a parte líder da alma. Era como se ele dissesse: 
“O reino já está próximo, não permaneçam em sua alma caída. Se 
continuarem vivendo segundo as inclinações de seus pensamentos,
    não receberão o que vem após mim para batizá-los com Espírito e com 
fogo. Por isso tenham uma mudança de mente, voltem o coração ao Senhor e
 recebam vida”.
               Em nossa 
experiência inicial de salvação, é exatamente isso que acontece: ouvimos
 o
    evangelho e nos arrependemos, isto é, voltamos nosso ser interior ao
 Senhor e cremos Nele e em Sua obra realizada por nós. Desse modo nos 
abrimos ao Senhor Jesus e Ele entra em nós
    regenerando-nos. Esse é o início de nossa maravilhosa salvação. 
Aleluia!
    
        Ponto - chave: A mente no espírito é vida e paz.
    
Pergunta: Como tem sido sua experiência de voltar a mente ao espírito e obter vida e paz?
    
1 Co 6:9-11; 1 Pe 1:18-19
Ler com oração:
Foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos (Rm 6:6). Quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano e vos renoveis no espírito do vosso entendimento (Ef 4:22-23)
    
    
    
         
    
Ponto - chave:  Transformação de dentro para fora.
    
Pergunta: De que maneira e por meio de que o Senhor muda uma pessoa?
     
Pergunta: Como tem sido sua experiência de voltar a mente ao espírito e obter vida e paz?
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        Semana 5 - Quarta-feira
    
Leitura bíblica:
    1 Co 6:9-11; 1 Pe 1:18-19
Ler com oração:
Foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos (Rm 6:6). Quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano e vos renoveis no espírito do vosso entendimento (Ef 4:22-23)
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        Testemunho encorajador
    
 
    
                  Como vimos 
ontem, o arrependimento pregado por João Batista e depois pelo Senhor 
Jesus está
        ligado a negar a nós mesmos, a nossa maneira caída de pensar. 
Por isso outra maneira de entender Mateus 3:2 é: “Negai a vida da alma 
porque está próximo o reino dos céus”. Isso nos mostra que
        hoje vivemos na época de negar a nós mesmos.
    
                   Em recente 
conferência na Estância Árvore da Vida uma pastora luterana da Alemanha
        comentou consigo mesma durante a reunião: “O irmão está falando 
novamente em negar a vida da alma? Todo dia ele fala disso. Já falou, 
agora vai repetir?!”. Nessa mesma mensagem eu havia
        falado: “Muita gente se pergunta por que ainda falo em negar a 
vida da alma. É porque o Espírito Santo sabe que você ainda não a negou o
 suficiente”. Isso não foi falado diretamente para ela,
        mas de qualquer maneira essa palavra ajudou-a a orar sobre isso 
naquela noite. No dia seguinte, após a mensagem, ela deu testemunho de 
que, quando orou para o Senhor, o Espírito Santo lhe
        confirmou que ela ainda não negara a vida da alma o suficiente. 
Essa pastora ficou profundamente impressionada com isso e se arrependeu 
de seu pensamento anterior sobre esse
        assunto.
    
                  Depois da 
conferência, ela foi visitar várias localidades e alguns CEAPEs – Centro
 de
        Aperfeiçoamento para Propagação do Evangelho. Um deles é 
composto de exmoradores de rua e também pessoas que tiveram problemas 
com dependência química. Ali eles são acolhidos, aprendem a
        invocar o nome do Senhor, a orar, e assim começam a ganhar mais 
da vida de Deus. O grande problema em situações como essa é que, 
geralmente, essas pessoas recebem o cuidado de órgãos
        assistenciais, mas, depois de reabilitados, nem sempre conseguem
 encaixar-se novamente na sociedade. Porém, por meio do CEAPE, esses 
irmãos estão sendo aperfeiçoados a se tornar colportores;
        desse modo, eles têm uma profissão digna para seu sustento, 
fazendo a obra de Deus. Quando essa pastora luterana ouviu o testemunho 
de cada ceapista, ficou muito impactada. Ela disse com
        lágrimas nos olhos: “Vou voltar para a Alemanha e falar com o 
governo. O governo alemão fracassou em tentar restaurar pessoas com esse
 tipo de problema. Eles gastaram muito dinheiro tentando
        recuperá-las, mas não conseguiram, e aqui vocês conseguem. Além 
disso, uma vez libertados das drogas, elas têm um bom trabalho, o 
trabalho mais elevado, pois são como apóstolos e sumos
        sacerdotes, conduzindo as pessoas a Deus por meio dos livros”.
    
                  Somente a 
vida divina é capaz de nos transformar. Não apenas mudamos exteriormente
 em
        aparência e comportamento, mas o que ocorre é uma transformação 
interior. O Senhor entra em nosso espírito começa a trabalhar em nossa 
alma a fim de transformá-la. Para isso, precisamos
        permitir-Lhe que faça isso, precisamos dar-Lhe espaço. Fazemos 
isso negando a nós mesmos, tomando a cruz e perdendo a vida da alma. 
Isso é abrir mão de nossos conceitos, opiniões e vontades e
        permitir que a vida divina cresça em nós. Que todos nós tenhamos
 a contínua experiência de negar a vida da alma!
    
Pergunta: De que maneira e por meio de que o Senhor muda uma pessoa?
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                Semana 5 - Quinta-feira
            
Leitura bíblica:
            Mt 3:11-12; 13:22; 1 Pe 1:6-7; 3:12-13
Ler com oração:
O crisol prova a prata, e o forno, o ouro; mas aos corações prova o Senhor (Pr 17:3).
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                Batizados com Espírito e com fogo
            
 
            
                           Ao 
anunciar o Senhor Jesus, João Batista disse: “Eu vos batizo com água, 
para
                arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais 
poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos 
batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mt 3:10).
                Segundo uma corrente de interpretação, o termo “fogo” 
nesse versículo, de acordo com o contexto, é o fogo inextinguível, 
mencionado no versículo 12, o lago de fogo (Ap 20:10). De
                acordo com essa interpretação, o fogo e o Espírito Santo
 estariam separados, ou seja, quem recebe o Senhor Jesus é batizado com o
 Espírito Santo; quem não O recebe, é batizado com
                fogo. Porém cremos que, se fosse assim, a conjunção 
seria “ou”, e não “e”: “Ele vos batizará com o Espírito Santo ou com 
fogo”. Contudo não foi isso que o Senhor falou, e sim: “Com o
                Espírito Santo e com fogo”.
            
                           
Aplicando esse versículo segundo nossa experiência, podemos dizer que o 
Senhor
                batiza os crentes com o Espírito Santo quando creem Nele
 e os submete a umtratamento de fogo para purificá-los, como o fogo 
purificao ouro (1 Pe 1:6-7).
            
                          
Pedro provou bastante desse fogo purificador do Espírito e foi muito 
transformado. O
                Pedro dos evangelhos é bem diferente do Pedro de Atos e 
do Pedro que escreveu as duas cartas. Nos evangelhos encontramos um 
Pedro com a vida da alma muito forte, a qual foi exposta
                pelo Senhor não apenas uma ou duas vezes, mas em muitas 
ocasiões. Toda vez que o Senhor lhe desmascarava a vida da alma, causava
 um sofrimento para ele. Embora ele se submetesse a
                esse tratamento naquele momento, pouco depois suas 
opiniões e seu ser natural se manifestavam novamente.
            
                          Por 
fim, depois de várias provações, ele já não era um Pedro natural, mas um
 Pedro
                transformado. Por isso ele pode dizer: “Amados, não 
estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a 
provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse
                acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em 
que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na 
revelação de sua glória, vos alegreis exultando” (1 Pe
                4:12-13).
            
                          O 
Espírito Santo e o fogo não estão separados, mas juntos. Onde há 
Espírito Santo há
                fogo. Vamos tomar como exemplo uma reunião da igreja: 
quando nos reunimos e cantamos, oramos, compartilhamos no Espírito, 
acaso sentimos gelo dentro de nós? Não; antes, o sentimento é
                de fogo, de calor, de fervor no espírito! Por isso 
alguns até saltam e pulam! As labaredas espirituais é que os fazem 
pular! No Espírito há fogo, e devemos aproveitar quando estamos
                no Espírito para queimar a vida da alma.
            
                         Em 
Mateus13, temos a parábola do semeador: a semente caiu em quatro tipos 
de solo. A
                terceira situação é a da semente plantada entre os 
espinhos, que representam as preocupações da vida e a fascinação das 
riquezas. Como o espinheiro é um mato, se apenas o cortamos,
                ele brota de novo! Isso está relacionado com eliminar a 
vida da alma por meio do sofrimento. A melhor maneira é queimar o mato, 
queimar os espinhos. Isso indica que não podemos apenas
                “cortar” a vida da alma; é preciso queimá-la com o fogo 
do Espírito Santo!
            
                Ponto - chave: Estar no Espírito para eliminar a vida da alma.
            
Pergunta: Qual a diferença entre Pedro encontrado nos evangelhos, o que  está em Atos e o que escreveu as epístolas? O que o fez
                mudar?
            
                _________________________________________________________
            
                            Semana 5 - Sexta-feira
                        
Leitura bíblica: Gn 2:10-12; 1 Pe 4:7; Ap 21:18-21
                        Ler com oração:
A estrutura da muralha é de jaspe; também a cidade é de ouro puro, semelhante a vidro límpido (Ap 21:18).
                            ----------------------------------------------------------------
                        
                O resultado da obra purificadora da nossa fé
            
                            
Pedro falou que, assim como o ouro precisa ser refinado pelo fogo, o 
valor
                da nossa fé também é provado para que desfrutemos 
louvor, glória e honra quando o Senhor se revelar (1 Pe 1:7). O minério 
de ouro, em geral, não é encontrado em sua forma pura; ele é
                escavado ou garimpado nos rios onde sempre há impurezas.
 Para purificá-lo, é preciso lançá-lo num cadinho, uma espécie de vaso 
que resiste a temperaturas muito altas. Coloca-se o
                minério no cadinho e ele derrete. Como o ouro tem o peso
 específico muito alto, ele vai para o fundo, e as impurezas vêm para a 
superfície. Assim as impurezas podem ser
                retiradas.
            
                           
Pedro encontrou o segredo para ter a vida da alma purificada: Espírito 
Santo e
                fogo. Talvez ele tenha pensado: “Sofro tanto por causa 
de minha vida da alma. Quando sofro, eu a nego; quando o sofrimento 
acaba, ela volta. Porém há um fogo em meu espírito! Por que
                então não jogar a minha vida da alma no fogo?”. Pedro 
viu que precisamos passar pelo fogo a fim de queimar a vida da alma. Não
 é como o espinho que depois de cortado, nasce novamente
                porque sua raiz está debaixo da terra; antes, deve ser 
arrancado e atirado no fogo.
            
                          O 
ouro físico é precioso, porém perecível! O valor de nossa fé, todavia, 
uma vez
                provado, é mais precioso do que o ouro terrenal; é como o
 ouro da nova Jerusalém que, de tão puro, é como vidro transparente (Ap 
21:21). É esse ouro puro, transparente, que permite o
                resplandecer da luz da glória de Deus para as nações ao 
redor da cidade santa! Esse é o resultado do trabalhar do Senhor em nós.
            
                         O 
trabalhar e o purificar do Senhor é também o Seu julgar. Em sua primeira
 epístola, Pedro
                diz: “Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de 
Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles 
que não obedecem ao evangelho de Deus?” (1 Pe 4:17).
                Embora saibamos que haverá um juízo no tribunal de 
Cristo por ocasião de Sua segunda vinda, hoje o Senhor nos julga para 
que desde já sejamos aprovados quando Ele voltar. Desse modo,
                quando Ele vier, não seremos julgados pelos pecados 
cometidos, uma vez que hoje podemos nos arrepender e pedir que Seu 
sangue nos purifique de todo pecado (1 Jo 1:7). Quando o Senhor
                voltar, em Seu Tribunal, em Sua parousía, Ele vai 
avaliar principalmente pelo quanto nossa vida da alma foi negada e pelo 
quanto da vida divina teremos em nós.
            
                            A 
nova Jerusalém é constituída de três itens principais: ouro, pérolas e
                pedras preciosas. Esses mesmos itens são encontrados no 
rio que sai do Éden e se divide em quatro braços. O primeiro braço, o 
rio Pisom, rodeava a terra de Havilá, onde havia ouro.
                Logo em seguida, a Bíblia revela que o ouro dessa terra é
 bom (Gn 2:10-12), o qual deve ser o ouro transparente da nova 
Jerusalém. Em Gênesis esse material precioso estava no rio, que
                simboliza o Espírito. Isso significa que, pelo fluir do 
Espírito em nós, Deus trabalha transformando-nos em material precioso 
para a edificação da nova Jerusalém. Permanecendo no
                fluir desse rio, chegaremos a esse destino 
transformados, e o propósito eterno de Deus será cumprido. Aleluia!
            
                Ponto - chave:  Ourotransparente e límpido.
            
Pergunta: Qual a diferença entre o matrerial precioso encontrado em Gênesis 2 e o encontrado em Apocalise 21-22?
            
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                            Semana 5 - Sábado
                        
                        
                            Leitura bíblica:
                        
Jo 3:3, 5, 7; Rm 8:17; Gl 4:1; 1 Pe 1:3-5
Ler com oração:
                        
                        
                        
                        
                        
                            
                                
                            
                                
                                    
                            
                                
Jo 3:3, 5, 7; Rm 8:17; Gl 4:1; 1 Pe 1:3-5
Ler com oração:
                            Bendito
 o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita 
misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança,
                            mediante a ressurreição de Jesus Cristo 
dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, 
imarcescível, reservada nos céus para vós outros (1 Pe
                            1:3-4).
                        
                            ----------------------------------------------------------------
                        
                            O novo nascimento e a herança
                        
                                      
 Em João 3:3, o Senhor Jesus diz a Nicodemos: “Em verdade, em verdade
                            te digo que, se alguém não nascer de novo, 
não pode ver o reino de Deus”. Depois, no versículo 5, Ele diz que “quem
 não nascer da água e do Espírito não pode entrar no
                            reino de Deus”. Assim vemos que o ser humano
 tem a necessidade de nascer de novo a fim de entrar no reino de Deus 
(v. 7).
                        
                                        
 Pedro experimentou esse novo nascimento, por isso pôde
                            escrever em sua primeira epístola: “Bendito o
 Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita 
misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança,
                            mediante a ressurreição de Jesus Cristo 
dentre os mortos” (1:3). Foi segundo Sua muita misericórdia que Deus Pai
 nos regenerou, ou seja, nos fez nascer de novo. Por meio
                            da ressurreição de Jesus Cristo dentre os 
mortos, a vida de Deus se tornou disponível a todo o que crê no nome do 
Filho de Deus e em Sua Palavra. O objetivo de sermos
                            regenerados é ganharmos a herança 
incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para nós (v.
 4). Essa herança se refere a reinarmos com o Senhor no mundo que
                            há de vir. O desejo de Deus é que Seus 
filhos tomem posse dessa herança e desfrutem da salvação preparada para 
eles nos últimos tempos (v. 5). Assim vemos que um dos
                            primeiros a falar sobre o novo nascimento 
foi Pedro.
                        
                                         
 Essa herança e salvação estão relacionadas ao
                            reino. Baseado nessa revelação, João falou 
que é necessário nascer de novo: “Se alguém não nascer de novo, não pode
 ver o reino de Deus” (Jo 3:3). Ele também escreveu:
                            “Quem não nascer da água e do Espírito não 
pode entrar no reino de Deus” (v. 5).
                        
                                          
 Mas que é nascer de novo? É Deus nos
                            regenerar, nos dar uma nova vida, para uma 
viva esperança. Isso é o mesmo que ter esperança na vida! Hoje nós temos
 a vida de Deus em nosso espírito, contudo também temos
                            a vida da alma, isto é, nossa vida natural 
herdada de Adão impedindo que a vontade de Deus seja cumprida. A vida 
humana caída é chamada de nosso velho homem (Rm 6:6; Ef
                            4:22; Cl 3:9), ou homem natural (ou anímico,
 da alma – 1 Co 2:14 – lit.). Por isso o Senhor diz que, se queremos 
segui-Lo, devemos tomar a cruz, negar a nós mesmos e
                            perder a vida da alma (Mt 16:24-25). Quando 
negamos a vida da alma, damos oportunidade para que a vida divina em 
nosso espírito se expanda e sature nossa alma. Assim
                            atingiremos a maturidade. O resultado desse 
amadurecimento é receber uma herança.
                        
                                            Os
 vencedores receberão essa
                            herança na manifestação do reino dos céus, 
no milênio, no mundo que há de vir. Essa herança será entregue ao homem,
 mas não a qualquer homem, e sim aos que nasceram de
                            novo, ganharam a vida de Deus e amadureceram
 nessa vida. Em outras palavras, quem não for regenerado, não nascer de 
novo, não poderá nem ver o reino de Deus, muito menos
                            entrar nele. A regeneração é apenas o 
começo; todos que almejam essa herança devem deixar a vida divina 
crescer em seu interior para se tornarem filhos maduros. Louvado
                            seja o Senhor!
                        
                            Ponto - chave:  Nascer, crescer, amadurecer e obter a
                            herança.
                        
Pergunta: Qual é o objetivo do novo nascimento?
                        
                                    _________________________________________________________
                                
                                        Semana 5 - Domingo
                                    
                                    
                                        Leitura bíblica:
                                    
Hb 2:5-9; 1 Pe 1:6-7; 4:12-19
Ler com oração:
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação (2 Co 4:17)
                                    
                                    
                                         
                                    
                                
Hb 2:5-9; 1 Pe 1:6-7; 4:12-19
Ler com oração:
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação (2 Co 4:17)
                                        ----------------------------------------------------------------
                                    
                                        A breve provação do presente e o governo do mundo que há de vir
                                    
 
                                    
                                                 
 Diante da revelação que temos recebido de que o Senhor irá
                                        entregar o mundo que há de vir 
para os Seus filhos, alguns podem pensar como o salmista: “Que é o 
homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o
                                        visites?” (Sl 8:4). De fato, o 
homem natural ou velho homem de hoje nunca será coroado de glória e de 
honra. Entretanto, pelo trabalhar do Senhor nesse homem,
                                        uma vez regenerado, um dia ele 
será transformado e coroado de honra e de glória, assim como o Senhor 
Jesus o foi (Hb 2:9).
                                    
                                                 
 Hoje estamos no processo de queimar todas as impurezas da
                                        alma, crescer e amadurecer na 
vida divina a fim de tomar posse de uma herança incorruptível que será 
revelada no último tempo. Pelo fato de termos essa herança
                                        preparada para nós, Pedro disse 
para exultarmos (1 Pe 1:6). Exultar é ter uma alegria tremenda: “Embora,
 no presente, por breve tempo, se necessário, sejais
                                        contristados por várias 
provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais 
preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo,
                                        redunde em louvor, glória e 
honra na revelação de Jesus Cristo”.
                                    
                                                 
 Embora tenhamos grande alegria pelo fato de que temos uma
                                        herança incorruptível da qual 
vamos tomar posse, hoje passamos por várias provações que tem como 
objetivo provar a nossa fé. Desse modo, o valor da nossa fé é
                                        confirmado. Assim como o ouro 
físico, perecível, é apurado por fogo, igualmente nós somos provados. 
Não devemos esmorecer, pois ao passar por essas provações o
                                        Senhor nos dá vida suficiente 
para resistir a “altas temperaturas”. Além disso, precisamos sempre 
lembrar que essas provações são por breve tempo e que a
                                        herança que receberemos é 
incorruptível e imarcescível, isto é, não murcha, não perde o viço nem o
 frescor. Aleluia!
                                    
                                                 
 Segundo a experiência descrita por Pedro, ao sermos
                                        contristados por várias 
provações e apurados pelo fogo, podemos ser transformados. Ao passar por
 várias provações, devemos invocar: “Ó Senhor Jesus!”, e nos
                                        voltar ao nosso espírito, onde 
está o Espírito do Senhor, a fim de queimar as impurezas da alma. Assim,
 quando Cristo se manifestar, vamos receber louvor,
                                        glória e honra. Não seremos mais
 pessoas comuns, naturais; antes, estaremos qualificados para governar o
 mundo que há de vir.
                                    
                                        Ponto - chave: A breve momentânea tribulação é para nos preparar para governar o mundo que há de vir (Hb
                                        2:5-8).
                                    
Pergunta: Como pode o ser humano caído e menor do que os anjos vir a governar o mundo que há de
                                        vir?
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